Na última segunda-feira (30), foi realizada a cerimônia de instalação e posse da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A solenidade contou com a presença da deputada estadual Cristina Silvestri, que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
A vereadora Fátima de Paula foi empossada procuradora da mulher e o vereador Delegado Michel, procurador adjunto. O projeto tem o apoio da prefeita, Nina Singer, do vice-prefeito, Professor Assis, e do presidente da Câmara, Abilio Arthur Alves – todos presentes no evento. “Essa união de forças é essencial para fortalecer a rede de combate à violência de gênero”, comentou Cristina Silvestri.
A cerimônia também teve a presença da coordenadora da Casa da Alice, Vera Lúcia Ladika, e da representante do Ministério Público, Joice Tambolo.
Um dos principais objetivos da Procuradoria da Mulher da Alep é ampliar a rede de procuradorias municipais. Atualmente, há 180 procuradorias no Paraná, instaladas ou em processo de instalação. “Ou seja, alcançamos mais de um terço do estado, o maior percentual do Brasil”, comemora a deputada.
PROCURADORIA DA MULHER
As Procuradorias da Mulher dos Poderes Legislativos atuam no combate à violência doméstica, na emancipação feminina, na saúde e no fortalecimento da mulher na política. O órgão existe na Câmara Federal, no Senado Federal, além de várias Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.